Cursos >
Graduação EAD >
Licenciatura >
Música
Duração: 4 anos
Proposta do Curso
O curso de Música EAD da Unifatecie, prepara profissionais capacitados para a docência em diferentes vertentes educacionais. Seja na educação básica, organizações não governamentais, escolas especializadas em música, corais, instituições sociais entre outros espaços educativos. Podemos acrescentar que o curso de licenciatura em Música é voltado à formação de professores de música, os quais devem criar, propor, desenvolver e ensinar atividades ligadas à área. Os professores podem dar aulas teóricas e práticas, de várias áreas ligadas a música.
O professor deve ter um papel de mediador, incentivador, visando o desenvolvimento do conhecimento, da percepção, da sensibilidade musical, artística e estética, de domínio instrumental, vocal e de regência. Assim, podemos afirmar que a graduação de licenciatura em música fornece uma formação necessária para desenvolver a profissão, o ensino e a pesquisa na área.
Mercado de Trabalho
O graduado no curso de licenciatura em Música pode trabalhar em escolas da educação básica, em escolas específicas de música, conservatórios corais, instituições sociais entre outros espaços educativos, bandas e fanfarras, entre outros. Vale ressaltar que essas aulas podem ser ministradas tanto presencialmente como a distância. Podemos salientar que o mercado de trabalho para o profissional de Música abrange orquestras, rádios, estúdios de gravação, produtoras e clubes.
Além de trabalhar em instituições, o músico pode atuar como freelancers, tocando em restaurantes, bares, pubs e outros locais que oferecem lazer e entretenimento.
Diferenciais Competitivos
O curso de licenciatura em Música tem como objetivo habilitar profissionais aptos a atuar na educação básica, em organizações não governamentais, escolas especializadas em música, corais, instituições sociais entre outros espaços educativos. Também pretende viabilizar a pesquisa científica em música visando a criação e difusão da cultura musical e seu desenvolvimento. Assim, o profissional da área de música deve ser um profissional capaz de interagir com a sua comunidade local com vistas a transformação de qualidade de vida na perspectiva dos princípios musicais e culturais. Não esquecendo da produção científica, desenvolvendo o campo musical em várias vertentes.
Matriz Curricular
| EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: CONCEITOS E AMBIENTAÇÃO |
| ASPECTOS GERAIS DO ENSINO E APRENDIZAGEM MUSICAL |
| FORMAÇÃO SOCIOCULTURAL |
| SUSTENTABILIDADE E RESPONSABILIDADE SOCIAL |
| ACE - ATIVIDADE CURRICULAR EXTENSIONISTA - SUSTENTABILIDADE |
| PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO |
| COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO |
| FUNDAMENTOS HISTÓRICOS E FILOSÓFICOS DA EDUCAÇÃO |
| METODOLOGIA DA PESQUISA E DO TRABALHO CIENTÍFICO |
| PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR I |
| POLÍTICAS PÚBLICAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA |
| SOCIOLOGIA GERAL |
| DIDÁTICA - ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO |
| CURRÍCULO E AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM |
| ACE - ATIVIDADE CURRICULAR EXTENSIONISTA - INCLUSÃO |
| FILOSOFIA DA ARTE |
| ANTROPOLOGIA |
| LÚDICO: CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS E MUSICALIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL |
| EDUCAÇÃO AMBIENTAL |
| PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR II |
| EDUCAÇÃO E NOVAS TECNOLOGIAS |
| EDUCAÇÃO EM ESPAÇOS NÃO ESCOLARES |
| EDUCAÇÃO EPECIAL E INCLUSIVA |
| HISTÓRIA DA MÚSICA |
| ACE - ATIVIDADE CURRICULAR EXTENSIONISTA - CULTURAL |
| EDUCAÇÃO MUSICAL E ESCOLA |
| MUSICALIZAÇÃO INFANTIL |
| INSTRUMENTOS DE PERCUSSÃO |
| LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS – LIBRAS |
| PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR III |
| INSTRUMENTOS MUSICAIS DE SOPRO |
| PROCESSOS AVALIATIVOS |
| TCC - TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO IV |
| ESTÁGIO SUPERVISIONADO IV |
| TECNOLOGIAS EM EDUCAÇÃO MUSICAL |
| HISTÓRIA DA MÚSICA BRASILEIRA |
| ACE - ATIVIDADE CURRICULAR EXTENSIONISTA - VOLUNTARIADO |
| TCC - TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO IV |
| ESTÁGIO SUPERVISIONADO IV |
| TEORIA E PERCPÇÃO MUSICAL |
| PRÁTICA CORAL |
| TCC - TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO IV |
| ESTÁGIO SUPERVISIONADO IV |
| NOÇÕES BÁSICAS DE CANTO |
| INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO MUSICAL ESPECIAL |
| PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR IV |
| TCC - TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO IV |
| ESTÁGIO SUPERVISIONADO IV |
| INSTRUMENTOS MUSICAIS DE CORDA |
| FUNDAMENTOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS |
*A oferta e ordem dos módulos/disciplinas pode sofrer alterações/substituições e adequações a qualquer tempo durante o curso por motivos pedagógicos e gerenciais definidos pela coordenação.
Entre em contato com o Polo desejado