Cursos >
Graduação EAD >
Licenciatura >
Letras – Português e Inglês
Duração: 3,5 anos
Resolução MEC: Resolução Consuni Nº 003, de 03/07/2020
Proposta do Curso
O curso tem o currículo voltado para a articulação da teoria e prática da docência, o que permite qualificar profissionais para o ensino de língua materna e língua estrangeira, nos níveis fundamental e médio, assim como em cursos de idiomas. Embora o licenciado esteja habilitado na área do magistério, o campo de trabalho não está restrito à sala de aula. Pode atuar, por exemplo, como revisor, crítico literário ou consultor.
Mercado de Trabalho
Os profissionais de Letras – Português e Inglês poderão atuar como professores da língua materna e inglesa no Ensino Fundamental II e Ensino Médio da Educação Básica, em escolas públicas e privadas, em cursos preparatórios (para vestibulares e concursos), em escolas de idiomas ou como revisores de textos em editoras ou revistas. Podem, ainda, trabalhar com o desenvolvimento de pesquisa para elaboração de livros didáticos, na formação de projetos de ensino para escolas, em centros culturais e em eventos específicos, como feiras de livros e palestras.
Diferenciais Competitivos
Formar profissionais enfatizando a formação do professor na língua materna e língua inglesa, sua literatura e cultura. A abordagem dada aos estudos linguísticos e literários em inglês aproxima o aluno da diversidade cultural dos países falantes de inglês, bem como de suas tradicionais expressões literárias.
Matriz Curricular
| INTRODUÇÃO AO CURSO DE LETRAS PORTUGUÊS/INGLÊS |
| EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: CONCEITOS E AMBIENTAÇÃO |
| PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO |
| FORMAÇÃO SOCIOCULTURAL |
| SUSTENTABILIDADE E RESPONSABILIDADE SOCIAL |
| ACE - ATIVIDADE CURRICULAR EXTENSIONISTA - SUSTENTABILIDADE |
| COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO |
| FUNDAMENTOS HISTÓRICOS E FILOSÓFICOS DA EDUCAÇÃO |
| METODOLOGIA DA PESQUISA E DO TRABALHO CIENTÍFICO |
| POLÍTICAS PÚBLICAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA |
| CONTEÚDO E METODOLOGIA DO ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA |
| PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR I |
| DIDÁTICA - ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO |
| CURRÍCULO E APRENDIZAGEM |
| LINGUÍSTICA I |
| LINGUÍSTICA II |
| LINGUÍSTICA III |
| ACE - ATIVIDADE CURRICULAR EXTENSIONISTA - INCLUSÃO |
| PRÁTICA DE FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE LÍNGUA ESTRANGEIRA |
| LEITURA E TRADUÇÃO EM LÍNGUA INGLESA |
| LINGUA PORTUGUESA FONÉTICA E FONOLOGIA |
| LÍNGUA PORTUGUESA: MORFOLOGIA |
| PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR II |
| LITERATURA INFANTOJUVENIL |
| LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS – LIBRAS |
| LÍNGUA INGLESA I |
| LÍNGUA INGLESA II |
| LÍNGUA INGLESA III |
| ACE - ATIVIDADE CURRICULAR EXTENSIONISTA - CULTURA |
| LÍNGUA PORTUGUESA: SINTAXE E SEMÂNTICA |
| LITERATURA BRASILEIRA |
| LITERATURA PORTUGUESA |
| LITERATURAS EM LÍNGUA INGLESA |
| PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR III |
| LITERATURAS AFRICANAS |
| PROCESSOS AVALIATIVOS |
| TCC - TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO |
| ESTÁGIO SUPERVISIONADO |
| ACE - ATIVIDADE CURRICULAR EXTENSIONISTA |
| PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR IV |
| ATIVIDADES ACADEMICAS COMPLEMENTARES |
*A oferta e ordem dos módulos/disciplinas pode sofrer alterações/substituições e adequações a qualquer tempo durante o curso por motivos pedagógicos e gerenciais definidos pela coordenação.
Entre em contato com o Polo desejado